domingo, 17 de outubro de 2010

Dicas para auto retrato

Fazer fotos de si próprio é a coisa mais comum nos tempos de hoje. Além de ser uma ótima forma de testar várias técnicas sem precisar encher o saco de amigos você estará controlando 100% da foto, tanto como fotógrafo quanto como “modelo.” Assim controlar o resultado é fácil! Se você quer começar a se aventurar no mundo dos auto retratos veja algumas dicas úteis:


Use um tripé ou apoio + timer
Desista de fotos no espelho ou esticando o braço com a câmera na mão. Para um resultado realmente de qualidade (e sem ser clichê) apóie a câmera em algum móvel ou tripé e use o seu amigo timer.
Olhe a composição!
Independente da sua câmera você sempre pode controlar a composição. A composição é o que vai fazer a diferença na sua foto, então pense bem nela! Ser um auto retrato não é desculpa para não ser criativo!


Foque antes

Caso esteja usando uma DSLR deixe um objeto aonde você vai estar e foque nele, depois disso mude o foco da lente para o Manual para não mudar na hora da foto. Quando for disparar tire o objeto e tome seu lugar. Pronto! O foco vai ficar perfeito (na maioria das vezes, pelo menos.) Caso esteja usando uma compacta tente manter um objeto aonde você vai estar, mas não há garantia que o foco sairá perfeito, pois nas compactas você tem menos controle sobre isso.

Use a criatividade

Retratos devem ter personalidade, e para colocar sua criatividade nas fotos nada como ter você mesmo como modelo. Você mesmo não vai achar suas ideias malucas demais ;) Faça fotos que têm a ver com você ou, quem sabe, vá além somente pela boa foto! É o seu momento de treinar!


Não faça só auto-retratos

Sim, tem várias vantagens, mas não fique somente nos auto-retratos para não se limitar. Além de ser cansativo (às vezes demora um pouco para conseguir uma boa foto mesmo com todo o cuidado!) só fazer isso vai limitar seu conhecimento. Fotografar pessoas vai além da parte técnica, então de vez em quando encare o desafio! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário